Dia 7 – Salar de Uyuni

Linha do Tempo e Lugares do roteiro.

SÉTIMO DIA DE VIAGEM ⇒

O Salar de Uyuni, a mais extensa planície de sal do planeta, é um dos maiores tesouros bolivianos. Sua paisagem azul e branca atrai turistas de todas as partes do mundo.


Último Dia no Deserto Boliviano

Deixando a paisagem multicolorida para trás após alguns quilômetros atingimos a paisagem branca do Salar de Uyuni. Conforme o veículo cruza a região, passam-se quilômetros e quilômetros sem se avistar nada, apenas o branco que atinge o horizonte. Óculos de sol e protetor solar são imprescindíveis.

Nesse dia de viagem visitamos os seguintes lugares:

jeep40x37 Ilha Incahuasi

jeep40x37 Salar de Uyuni

jeep40x37 Cemitério de Trens

 

Salar do Uyuni

Mapa do Atacama ao Uyuni


ILHA INCAHUASI

Em um certo momento avista-se uma ilha no meio da planície: a Ilha Incahuasi. Desse ponto avista-se a planície branca do alto – uma das melhores vistas do local. Cactos gigantes, que podem chegar a 12 metros, contemplam o visual.

Salar de Uyuni

Ilha Incahuasi

Salar de Uyuni

Portaria da Ilha Incahuasi

Salar de Uyuni

Estacionamento – Ilha Incahuasi

Salar de Uyuni

Cactos gigantes.


Salar de Uyuni

Bolívia

Salar de Uyuni

Bicicleta Salar Uyuni

Aventureiro cruzando o salar de bike.

Estudiosos acreditam que o salar foi formado há cerca de 40 mil anos, originário de um imenso lago pré-histórico que secou, formando vales, dunas e lagoas. Em certas épocas do ano, acumulam-se camadas rasas de água, refletindo o céu como se fosse um espelho.

O Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados. Ele está localizado nos departamentos de Potosí e Oruro, no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes e está a uma altitude de 3.656 metros acima do nível do mar.

Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente. Além da extração de sal, o deserto de sal também é um importante destino turístico para a Bolívia.

Bolívia

Perspectivas do Salar.

Bolívia

Vá de bike.

Bolívia

Hora do almoço.

Bolívia

Hora do drink.


Cemitério de Trens

Chegamos a cidade de Uyuni por volta das 15h e fomos visitar o cemitério de trens que fica a 1 km do centro do povoado. Um depósito de máquinas ferroviárias abandonadas por empresas europeias que tentaram explorar a região. O cenário rende fotos interessantes que retratam a ação do tempo.

Uyuni

Cemitério de Trens

 


Cidade


Uyuni é uma cidade no departamento de Potosí, na Bolívia, capital da província Antonio Quijarro.

Localização : sul da Bolívia.

Como ir : de avião ou de carro a partir de La Paz ou de carro a partir do Chile.

Potosí 269km, La Paz 497km

População : aproximadamente 11.000 hab.

Moeda : Boliviano (BOB).

Fuso horário : -1 hora em relação ao horário de Brasília.


Igreja Uyuni

Cidade Uyuni

Praça Cidade Uyuni – procurando hospedagem.

Praça da cidade Uyuni – procurando hospedagem.

Chegando na cidade a primeira coisa a providenciar era estadia e depois decidir nosso próximo destino. Logo conseguimos nos acomodar no El Cactu Hostal, um hotel simples mas com quarto duplo confortável e banheiro privativo. Depois de deixar as mochilas no hotel fomos verificar a possibilidade de irmos para La Paz de avião. Ouvimos muitas histórias sobre as rodovias bolivianas e decidimos que o avião seria a melhor opção. Adquirimos as passagens pela Amaszonas Línea Aérea por um custo de 899 bolivianos, aproximadamente 130 dólares. Nosso voo partiria no próximo dia as 6:45 am com destino a La Paz.

Com o destino certo para o próximo dia voltamos para o hotel para descansar um pouco. De noite saímos para jantar. Ao redor da praça principal da cidade é possível encontrar bons restaurantes com comida típica boliviana.


PREÇOS  cifrao40x40

  • Pacote de 3 dias e 2 noites pelo deserto boliviano (partindo de San Pedro de Atacama até a cidade de Uyuni) incluindo transporte, estadia e alimentação (70.000 pesos chilenos). Adquirido em San Pedro de Atacama;
  • Ingresso  para visitar a Ilha Incahuasi (30 bolivianos);
  • Estadia: quarto com banheiro privativo para duas pessoas. El Cactu Hostal (80 bolivianos por pessoa a diária);
  • Refeição: jantar para duas pessoas – espaguete, pizza e uma cerveja (104 bolivianos);
  • Passagem aérea: passagem de Uyuni a La Paz (899 bolivianos).

Observação: os preços são referentes a maio de 2014 quando a taxa de câmbio estava 1 USD = 6,8 bolivianos = 560 pesos chilenos.


DICAS dicaW40x37

O clima é frio, com muito vento durante todo o ano. A temperatura média varia de 15º C a 22º C. Os meses de novembro a março são os mais chuvosos, enquanto que o inverno, de abril a outubro, é seco e ensolarado, com possibilidade de temperaturas negativas à noite.




next40x35 Seguir para Dia 8 – La Paz.

previous40x35 Voltar para  Dia 6 – Segundo Dia no Deserto Boliviano.

mapa1_50x38Ver Roteiro completo.




1

 curtiram / 0 Comentários
Compartilhe:

deixe seu comentário


Click on form to scroll

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec