Dia 5 – Primeiro Dia no Deserto Boliviano

Linha do Tempo e Lugares do roteiro.

RUMO AO UYUNI ⇒

Em nosso quinto dia de viagem nos despedimos do Atacama e partimos para uma viagem de três dias pelo deserto boliviano até o Salar de Uyuni.


Do Atacama ao Uyuni

A viagem do Atacama ao Salar de Uyuni deve ser feita em veículos 4×4. Em San Pedro de Atacama encontramos várias agências que oferecem esse passeio. Existem opções de 2 dias/1 noite, 3 dias/2 noites e 4 dias/ 3 noites.

Nós optamos pelo roteiro de 3 dias e 2 noites, pois nosso objetivo era ir até o Uyuni e de lá seguir viagem pela Bolívia. O roteiro mais longo, de 4 dias/3 noites, retorna ao Atacama. Portanto, é indicado para quem deseja conhecer apenas o Atacama e o Salar de Uyuni.

No mapa ao lado é possível ter uma ideia do percurso até o Salar de Uyuni. No primeiro dia de viagem nós visitamos os seguintes lugares:

jeep40x37 Laguna Verde

jeep40x37 Aguas Termales

jeep40x37 Geyser

jeep40x37 Laguna Colorada

Salar do Uyuni

Mapa do Atacama ao Uyuni


Cruzando a Fronteira

Uma van da agência nos buscou no hotel as 8h para cruzarmos a fronteira entre Chile e Bolívia e nos levar ao ponto onde os veículos 4×4 saem em direção ao deserto boliviano. A primeira parada é na Polícia de Fronteira onde passamos pelo controle de tráfego de pessoas. Nesse ponto devemos apresentar nosso passaporte para registrar a saída do Chile e entrada na Bolívia.

Depois da Polícia de Fronteira a van nos levou até o ponto de encontro com os veículos 4×4. No local fomos apresentados ao guia, e também motorista, que iria nos guiar pelo deserto durante os três dias de viagem. O veículo leva 6 passageiros além do motorista. Se você viaja sozinho ou em um grupo menor do que seis pessoas você irá conhecer pessoas novas que irão viajar no mesmo veículo. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas de outras partes do mundo e dividir experiências. Em nosso veículo viajaram um australiano, um irlandês,  uma croata, uma inglesa e duas brasileiras.

Deserto Boliviano

Ponto de encontro com os veículos 4×4 – Bolívia

 

Deserto Boliviano

Ponto próximo a fronteira


Laguna Verde

Bolivia

Laguna Verde

A laguna verde fica situada aos pés do famoso vulcão Lincancabur a uma altitude de aproximadamente 4.300m (o vulcão apresenta uma altitude de 6.200m). Localizada no altiplano boliviano, província de Sur Lípez,  departamento de Potosí. Apresenta uma coloração verde devido a alta concentração de minerais de magnésio, carbonato de cálcio e arsênico em suas águas.

A cor verde da lagoa misturada ao azul intenso do céu e ao amarelo da vegetação ao seu redor formam uma paisagem realmente linda.

Deserto Boliviano

Laguna Verde


Aguas Termales

Uma lagoa de águas termais foi nossa segunda atração no primeiro dia de viagem pelo deserto boliviano. Aos turistas é permitido entrar em uma piscina de águas termais localizada bem na beira da lagoa. Apesar da baixa temperatura exterior muitas pessoas se jogam nessa experiência. No local existe um vestiário bem próximo a piscina. Aventure–se!

Águas termais - Bolivia

Aguas Termales


GeYser

Última parada antes do almoço. Visitamos uma região de gêiseres no altiplano boliviano. Sol de Mañana é um terreno geotermal ainda na província de Sur Lípez. Essa área possui intensa atividade vulcânica, e além das águas termais a região apresenta um campo de pequenas crateras contendo enxofre. É possível caminhar entre as crateras mas confesso que senti um pouco de medo.

Gêiseres Bolivia

Região de gêiseres – Bolívia


Hotel

Hotel Deserto Boliviano

Acomodações da primeira noite no deserto boliviano.

No pacote de três dias pelo deserto boliviano estão incluídos a hospedagem e alimentação. Após a visita à região de Sol de Mañana o guia nos levou para o hotel, onde passaríamos nossa primeira noite, para que pudéssemos almoçar e descansar um pouco.

O hotel é literalmente no meio do nada. Portanto, os recursos são escassos. A comunicação só é possível através de rádio, não existe sinal de celular e muito menos de internet. Além disso, a energia elétrica é fornecida por um gerador que permanece ligado apenas entre 19h e 21h.

Hotel Deserto Boliviano

Quarto compartilhado.


Laguna Colorada

Após o almoço, e um pouco de descanso, fomos visitar o último ponto turístico do dia: a Laguna Colorada. Nesse local nós perdemos a hora caminhando ao redor da lagoa e fotografando o cenário.

Deserto Boliviano

Visão panorâmica da Laguna Colorada.

Laguna Colorada é uma lagoa de águas salgadas, localizada no sudoeste do altiplano da Bolívia. O lago contém ilhas de sal, cuja cor branca contrasta com a cor avermelhada de suas águas, que é originada por sedimentos vermelhos e pigmentação de algas.

Os flamingos são abundantes nessa área.

Laguna Colorada

Flamingos

Laguna Colorada

Lhama

Lhamas

Final de tarde na Laguna Colorada.


De volta ao hotel

De volta ao hotel foi servido um chá e depois o jantar. Na falta da internet a única alternativa que nos restou foi sentar em roda e conversar, coisa rara hoje em dia. Para mim uma das coisas que fizeram desses três dias no deserto boliviano uma viagem muito especial foi a total desconexão com o resto do mundo.


PREÇOS  cifrao40x40

  • Pacote de 3 dias e 2 noites pelo deserto boliviano incluindo estadia e alimentação (70.000 pesos chilenos);
  • Ingresso para a Reserva Nacional da Fauna Andina* (150 bolivianos).

* Todos os lugares visitados acima ficam dentro da Reserva Nacional da Fauna Andina. O ingresso é adquirido em um ponto de parada ao longo do caminho.




DICAS dicaW40x37

  1. Apesar das refeições estarem incluídas no pacote, leve na mochila de mão algum alimento para os intervalos entre as refeições, como: barra de cereais, chocolate, biscoitos, etc;
  2. Leve água. Água não está incluída no pacote. A própria agência irá recomendar que leve sua própria água. Sugiro um galão de cinco litros por pessoa;
  3. Separe na mochila de mão roupa de banho, chinelo e toalha para entrar na piscina de águas termais. As mochilas e malas grandes viajam empacotadas no teto do veículo e só são entregues no hotel. Portanto, é necessário separar alguns itens para levar na bolsa ou mochila de mão; e
  4. Leve papel higiênico e lenço umedecido para higiene pessoal.

next40x35 Seguir para Dia 6 – Segundo Dia no Deserto Boliviano.

previous40x35 Voltar para  Dia 4 – Salar de Tara.

mapa1_50x38Ver Roteiro completo.




0

 curtiram / 0 Comentários
Compartilhe:

deixe seu comentário


Click on form to scroll

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec